MAXIMA:


O povo é a polícia e a polícia é povo, a polícia nada mais é que aqueles, pagos e uniformizados, para fazer aquilo que é dever de todos nós. Sir Robert Peel (Pai do policiamento moderno / 1828)

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

SEGURANÇA PÚBLICA E RESPONSABILIDADE DE TODOS

A Constituição no seu art. 144 não poderia ser mais clara do que é “SEGURANÇA PÚBLICA E RESPONSABILIDADE DE TODOS …”

Não cabe aí a responsabilidade exclusiva de qualquer das instituições criadas para prestar serviços de segurança, policias ou guardas municipais, cabe sim a toda a sociedade à cada cidadão, cada entidade, empresa ou órgão governamental independente de esfera seja Federação, ente federado ou município.
Essa mesma constituição diz que deve se criar leis para regulamenta-la, dai senhores Leis foram criadas, Guardas Municipais estão sendo instituídas e com isso competências à elas estão sendo atribuídas.

Assim como foram contratados e treinados “Servidores Públicos” para composição dos efetivos das polícias, também as Guardas Municipais contratam e treinam servidores públicos para prestar serviços à população.

Voltando a questão de como fazer, se faz necessário o compromisso nosso enquanto profissionais sejamos policiais ou não para com nossas próprias vidas, mas este compromisso não deve se ater ao simples fato de usar o EPI (colete), mas além de tudo saber quais são os EPIs necessários para nossa proteção em razão dos serviços que prestamos, fica claro que a arma é um desses equipamentos. E aos nossos gestores propiciar as condições necessárias fornecendo esses EPIs, ofertando capacitação adequada e organizando escalas de maneira a dar segurança e qualidade ao trabalhador.

E sendo, eu guarda municipal, responsável por minha vida e comprometido com ela é que luto por mante-la. E para isso tenho que ser treinado, tenho que ser instruído, tenho que me sentir seguro, tenho que estar equilibrado emocionalmente, tenho que estar apto ao desempenho das minhas atribuições, constitucionais legalmente regulamentada por leis e decretos.

Para que eu me sinta assim preciso sim ter os EPIs de boa qualidade a minha disposição inclusive arma para minha defesa, tenho que fazer cursos e passar por processos constantes de treinamento inclusive operacionais, tenho que ter um salário em pagamento ao meu serviço que seja suficientemente compatível em suprir minhas necessidades também elencadas na Constituição “Alimentação, Moradia, Vestuário e Lazer.

É clara a tendencia em municipalizar a segurança pública assim como ocorreu com a saúde. E sendo municipalizada grandes avanços serão alcançados na prevenção e inibição de problemas a ela relacionados.

Antonio Carlos Leão Sávio

Nenhum comentário:

Postar um comentário